On




O Caribbean Stud Poker, também chamado Póquer Sem Descarte, é uma modalidade de póquer em que os jogadores apostam contra a casa, e em que pode existir o atractivo adicional do prémio acumulado ou jackpot.

Joga-se com um baralho de cinquenta e duas cartas, em que o seu valor, ordenado da maior para a menor é Ás, Rei, Dama, Valete, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3 e 2. O Ás pode utilizar-se como a carta mais alta na sequência de Ás, Rei, Dama, Valete e 10 ou como a carta mais pequena com o valor de 1 na sequência de 5, 4, 3, 2 e 1.

Em cada mesa de jogo há sete “casas”, o que significa que podem apostar um máximo de 7 jogadores sentados. Cada jogador aposta apenas na sua casa, e não podem participar jogadores de pé.

Cada “casa” tem espaços para a aposta inicial e para a segunda aposta, bem como um espaço adicional ou ranhura para a aposta no "jackpot" ou prémio acumulado.


Como se Joga

O jogador coloca a sua aposta no 1° espaço (aposta inicial) antes da distribuição das cartas. De seguida o pagador reparte cinco cartas cobertas a cada jogador, e cinco a si mesmo. A última carta do pagador fica descoberta (pode ver-se que carta é). O jogador, depois de examinar o seu jogo, terá de optar por prosseguir ou não em jogo. Se não quiser ir a jogo, colocará as suas cartas tapadas na mesa dizendo "Passo"; caso o jogador opte por jogar situará as suas cartas tapadas no segundo espaço da mesa, com a expressão "Vou", e colocará em cima destas uma aposta, que obrigatoriamente será o dobro da aposta inicial.

Depois de os jogadores terem decidido participar ou retirar-se do jogo, o pagador descobre as suas quatro cartas ainda cobertas que, com a quinta carta já descoberta, formam o jogo da banca.

A banca só pode ir a jogo se entre as suas cinco cartas houver como mínimo um Ás e um Rei ou combinação superior. Se a banca não vai a jogo, abona em fichas a cada jogador uma quantia igual à aposta inicial.

Se a banca for a jogo, o pagador compara as suas cartas com as dos jogadores, retira as apostas perdedoras e paga as combinações superiores à sua de acordo com a tabela de prémios para as segundas apostas, pagando a primeira aposta na proporção de 1 para 1.

Quando o pagador e o jogador tenham a mesma combinação, ganha a aposta quem obtenha a combinação formada por cartas de maior valor, atendendo às regras sobre desempate. Se, mesmo assim, for impossível desempatar, a aposta não ganha nem perde.


Combinações premiadas

As combinações possíveis do jogo, ordenadas do maior para o menor valor, são as seguintes:

a) Sequência real de cor – Ás, Rei, Dama, Valete e 10 do mesmo naipe.
Prémio: 100 vezes o valor da aposta.

b) Sequência de cor – cinco cartas do mesmo naipe ordenadas sequencialmente.
Prémio: 50 vezes o valor da aposta.

c) Póquer – quatro cartas do mesmo valor.
Prémio: 20 vezes o valor da aposta.

d) Full – três cartas do mesmo valor e outras duas de igual valor entre si.
Prémio: sete vezes o valor da aposta.

e) Cor – cinco cartas do mesmo naipe que não formam sequência.
Prémio: cinco vezes o valor da aposta.

f) Sequência – cinco cartas formando sequência, mas de naipes diferentes.
Prémio: quatro vezes o valor da aposta.

g) Trio – três cartas do mesmo valor.
Prémio: três vezes o valor da aposta.

h) Dois pares – duas cartas de um mesmo valor e outras duas do mesmo valor mas diferente do anterior.
Prémio: duas vezes o valor da aposta.

i) Um par — combinação de duas cartas de igual valor.
Prémio: uma vez o valor da aposta.

j) Cartas maiores — quando não se verificar nenhuma das combinações anteriores, ganha o jogador que tiver cartas maiores que o pagador.
Prémio: uma vez o valor da aposta.


Acumulado ou Jackpot

O jogador pode apostar no jackpot ou prémio acumulado, colocando a ficha respectiva no 3.º espaço.
Se o jogador apostar no acumulado e tiver uma combinação premiada, o prémio é pago mesmo que a banca não vá a jogo nessa mão.